Sobre esta questão, sem pôr em dúvida de que o episódio tenha acontecido, acho também oportuno revelar os elementos do Inquérito que então foi feito. Deixo excertos dos depoimentos de três perceptores do Colégio no Processo de Inquérito e as respectivas conclusões:
A conclusão deste inquérito resulta na "não confirmação dos factos denunciados e respectiva recomendação de arquivamento dos autos, pelo designado inspector, depois da análise documental, observação directa e inquirição de responsáveis e utentes."
É de facto o Dr. Pedro Strecht que recomenda ao então Provedor da Casa Pia que Francisco Guerra ingresse no Colégio de Pina Manique em Abril de 1998.
E fica aqui uma dúvida: a Drª Prista Monteiro consegue detectar numa só sessão que Francisco terá sido abusado nesse Lar. O Dr. Pedro Strecht que durante o ano lectivo de 1998/99 teve com ele pelo menos 12 consultas, continuando a segui-lo regularmente, nunca foi capaz de detectar nada num jovem que diz que nessa altura estaria a ser abusado por toda uma rede de pedofilia participando até activamente como angariador e distribuidor?