Teresa Costa Macedo > Teresa Costa Macedo (Artigo genérico)

Estou convencido de que este Processo nasceu com a Drª Teresa Costa Macedo. O primeiro Auto de Inquirição que nele aparece é exactamente o dela. Acusada por ex-casapianos de nada ter feito em 1982 prestou declarações para se defender e que ficarão na história:

1-     Declarou que havia uma rede na Casa Pia e que não era só Carlos Silvino. Essa rede envolveria gente muito importante. Tinha guardado um relatório de 1982 (do tal processo que foi arquivado e depois destruído) em que um aluno dizia que eu frequentava a casa do Embaixador Jorge Ritto. (veja a história mais à frente nesta resposta).

2-     Assim, nos bastidores da SIC, dos tais nomes importantes, só referiu o meu e de tal forma insistiu que o Dr Pedro Namora disse em Tribunal que "parecia que a senhora tinha uma obsessão por mim".

3-     Durante o programa Hora Extra passou um papel à Felícia Cabrita com uma série de nomes de gente de facto conhecida e importante e que seriam abusadores. Em Tribunal negou ter entregado esse papel. Confrontada com o mesmo, negou que aquela fosse a sua caligrafia! Uma peritagem revelou que era mesmo dela. Tem um processo do Ministério Público por perjúrio

4-     Disse que tinha visto fotografias. Em Tribunal afirmou que nelas não reconheceu ninguém.

5-     Disse que mandou o seu Chefe de Gabinete da altura entregar as fotografias à PJ. Mas o seu chefe de Gabinete diz que nunca teve fotografias nenhumas na mão.

 

As versões da Drª Teresa Costa Macedo