> Home
 

 Aceda às publicações mais recentes em ULTIMAS

 

Primeiro capitulo

Carta para amigos e outros
Porquê? Resposta a recurso de Elvas Video do ap. da condenação Sexo, crianças e abusadores

Absolvição em Elvas

Há quem chame ao caso de Elvas um apêndice do "megaprocesso". Nada mais errado: a casa de Elvas era exactamente o núcleo central do megaprocesso Casa Pia.

Na repetição do julgamento o tribunal absolveu-me porque as provas que apresentei são irrefutáveis de que nem num dia de semana teria sido possível. 

Decisão Constitucional Queixa para Tribunal Europeu Bagão confessa pressão politica 

Acórdão da Relação – 3374 páginas sem apreciar recurso 

Baseados num estranho conceito, a Ressonância da Verdade, que o próprio Tribunal da Relação admite não conhecer, vi parte da minha pena ser confirmada sem que os factos recorridos tenham sido apreciados. Invoca-se a Paz Social!

Alegações na Relação e Recurso para Tribunal Constitucional Ricardo Oliveira revela mentira Pedro Lemos denuncia Procurador
O processo – A origem

O mega-processo Casa Pia resulta da junção de dois processos. O processo que originou tudo nasceu a 25 de Agosto de 2001 após queixa feita pela mãe de um aluno da Casa Pia contra um funcionário da Instituição. O rapaz, que ficou a ser conhecido na imprensa como 'Joel', tinha sido enviado para a Casa Pia com nove anos.
Bilhetes de
Carlos Silvino

"Fui obrigado a mentir."

Joel volta a
denunciar "colegas mentem"
Teresa Costa Macedo – O início

As revelações de negligência do Estado tiveram implicações sérias nomeadamente para Teresa Costa Macedo. Esta tem uma reacção que muda o rumo da investigação: assume-se como defensora das crianças desprotegidas e passa ao ataque afirmando que uma rede de 'gente famosa e poderosa' actuava dentro da Casa Pia.
1982- uma  história... 
que todos 
desmentem
Abençoada pelo  Papa, condenada por  mentir Hora Extra –  SIC
(28/11/2002)
Investigação– Carta da Direcção da Policia Judiciária opondo-se à minha detenção, apontando erros e prevendo desastre.

O segundo processo nasce por decisão de Rosa Mota baseada no que saía na imprensa. A investigação é pautada pelo sentimento de cruzada contra os “poderosos e ricos que abusavam ocultamente de criancinhas pobres e desprotegidas”. É constituída uma brigada sem qualquer tipo de experiência nesta área de investigação criminal que não seguiu quaisquer tipos de procedimentos adequados ou de boas práticas recomendadas.
Brigada de estagiários Procedimentos Indemnizações

Comunicação Social – Manipulada e manipuladora

O pânico moral generalizado afecta não só os próprios jornalistas como também investigadores e Ministério Publico que, sem qualquer tipo de prova, se baseiam exclusivamente em recortes de jornal.

BBC
(TV Pública) combate histeria
Pressões de quem? O famoso álbum
dos famosos
Interrogatórios

Baseados nas acusações de Costa Macedo, a Brigada de Investigação espalhou sementes que depois recolheu. Voltando outra, mais outra e ainda outra vez a interrogar jovens que, tal como os agentes reconhecem, tinham relutância em produzir alegações, fizeram objectivamente pressão para que eles construíssem narrativas de abusos, coerentes com o que se estava a passar na comunicação social.
Inspector Alcino O mistério do dia 8  de Janeiro Colegas desmentem assistentes
Elvas – A casa das orgias

A pelo menos duas horas de viagem, Elvas é uma pequena cidade com cerca de 16 mil habitantes onde todos se conhecem e tudo se sabe. D.Gertrudres, a proprietária, vive em família. Aluga a sua casa a hóspedes desde há muito e era também ama da Segurança Social - cuidava de bebés de famílias de Elvas. Foram ouvidos, a pedido das defesas, dezenas de habitantes de Elvas, vizinhos, comerciantes e agentes da PSP. Ninguém viu ou ouviu nada que corroborasse a tese acusatória.
O mito das obras Os tortuosos caminhos
de uma
condenação
IlÍdio revela que  mentiu,
como deram
a volta à PJ e denuncia aliciamento
Forças Armadas – A ficção

Não posso deixar de estranhar que a investigação não tenha ouvido ninguém daquele prédio para além da dona do apartamento (a enfermeira que entretanto faleceu e que negou tudo) e da porteira que declarou o óbvio: de Carlos Cruz, nem rasto. Também aqui foram ouvidos, a pedido da defesa, vizinhos, comerciantes e profissionais cujo local de trabalho era neste edifício e, mais uma vez, nada nem ninguém corrobora a tese acusatória.
Contradições Carlos Mota Investigação: então e eu? 
Perícias

As Perícias efectuadas no âmbito do Processo Casa Pia constituem uma das peças mais nefastas e perversas do Processo. A documentação que se segue é confrangedora. Arrisco mesmo afirmar que é ASSUSTADORA! Confira o que dizem especialistas nacionais e internacionais sobre as várias perícias efectuadas a assistentes e arguidos.
Físicas Psicológicas A mim 
Os meus depoimentos em Tribunal

Respondi a tudo e a todos. Não escondi nada. Falei com jornalistas, recorri a instituições, pedi várias vezes para ser ouvido o que me foi sendo negado. Fui proibido de dar entrevistas. Toda a gente das minhas relações me defende. Nunca me foi dado o benefício da dúvida. Deixo transcrição integral de todas as minhas declarações em Tribunal, sublinhando que não deixei uma única questão por responder. E se o acusassem a si, como se defenderia
?
A detenção em
‘a fuga’
As provas Esclarecedor
MP inventa nova acusação

Durante 4 anos e meio estive a ser julgado com base numa acusação que o próprio Ministério Público vem dizer no fim que estava toda errada. Se pensa que o documento explica o porquê do pedido das alterações, está enganado. Fica o requerimento do Procurador da Republica João Aibéo uma vez que muita gente a quem eu conto o episódio não acredita que tal fosse possível.
Junção e Acordo João Aibéo João Guerra
Acórdão e respectiva análise  - 1700 páginas sem qualquer prova!

Quando fui preso a acusação utilizou o depoimento de três jovens, cujas versões não coincidem. Que indicaram dezenas de colegas que negaram saber o que quer que fosse. A informação que os 3 forneceram não foi verificada. Professores e funcionários escreveram relatórios e depuseram afirmando que eram mentirosos. Os depoimentos foram desvalorizados. Os relatórios foram postos de lado. Os processos individuais ficaram esquecidos. E o facto de se conhecerem foi negado e escondido desde logo por Rui Teixeira.
Os vídeos do Restelo Francisco Guerra: mitómano e caricato Portas do acórdão
e “mentirinha”
Outreau e outros casos similares

Há vários casos similares a este ocorridos no estrangeiro e relatados neste site. A histeria criada à volta de casos de falsos abusos sexuais já provocou a condenação de muitos inocentes um pouco por todo o mundo. Felizmente a inocência de alguns acabou por ser reconhecida. O fenómeno parece ter começado nos Estados Unidos nos anos '80 tendo depois contagiado a Europa aparentemente até aos dias de hoje.
Richard Webster:  a construção de uma caça às bruxas moderna Advogados da Casa Pia sucedem-se Criminologistas, magistrados,
jornalistas, políticos e outros