Geral > Entre a Arbitrariedade e a Justiça - o exemplo Inglês

Vários foram os casos de falsos abusos e falsas denúncias que assolaram o Reino Unido nos anos 80 e 90. Como nos Estados Unidos e daí, como uma espécie de "moda", exportados para a Europa.

Graças à actuação das polícias, psicólogos incompetentes  e dos Ministérios Públicos, tudo irmanado no único objectivo de condenar, muitos inocentes foram  considerados culpados, alguns chegaram a cumprir longas penas estando inocentes e houve mesmo suicídios, na prisão, de condenados inocentes que não resistiram à violência das falsas acusações.

Vários casos estão descritos aqui no site.

Em Inglaterra, pátria da Democracia, fez-se uma espécie de mea culpa, reconheceram-se os erros e as injustiças e foi criada uma Comissão Especial que estudasse o assunto. Ficam aqui as conclusões (em inglês e em português) aprovadas pelo Parlamento Britânico.

Tudo o que aqui está, conclusões a que se chegou depois de apurados estudos e análises de vários casos, é exactamente o contrário da prática no Processo Casa Pia. O que é assustador. E o assobiar para o ar dos nossos políticos e Governos é um grave sintoma de que a Democracia está na gaveta. E bem fechada!

 

 

 

 

A propósito do primeiro ponto (138 no topo da página) convém recordar o que disse o inspector José Alcino, em Tribunal em 28.06.06:

Advogado  -E havia alguma razão para não se terem seguido estes procedimentos?  

José Alcino  -(...) A inquirição, por exemplo a gravação de imagens, é, era uma situação ... obrigava a muitas cassetes e depois estar a transcrever, portanto era uma situação muito complicada ...  

 

Um comentário apenas: pois é! Era uma chatice!