Título:         MINISTÉRIO PÚBLICO ARQUIVOU NOTÍCIA DO "EXPRESSO"
        Data:           20.01.2004
        Publicações:    24 HORAS

Suspeitas de pedofilia na RTP deram "buraco"

O Ministério Público arquivou o processo de inquérito levantado junto da RTP na sequência de uma notícia do semanário "Expresso", segundo a qual haveria uma rede na estação pública "com ligações à pedofilia". De acordo com o "Jornal de Notícias", o Ministério Público "ouviu dezenas de pessoas" ,a propósito desta denúncia, "mas nada foi apurado".

O caso foi noticiado em Setembro pelo semanário e relatava vários casos de abuso sexual praticados por funcionários da estação pública de televisão sobre alunos da Casa Pia de Lisboa.

Os supostos abusos teriam tido lugar, segundo o "Expresso", durante a transmissão de antigas touradas à portuguesa, nomeadamente, na praça de toiros do Campo Pequeno, em Lisboa, onde os alunos da Casa Pia seriam alegadamente chamados como figurantes e apareceriam vestidos de pagens.

De acordo com o "Jornal de Notícias", nenhuma das testemunhas ouvidas relatou qualquer caso concreto de violação, com descrição exacta de situações.

Margarida Ferreirinha, da comissão de trabalhadores da RTP, disse ontem ao 24horas que, "a confirmar-se que houve um arquivamento, a Comissão de Trabalhadores da RTP continua a confiar no trabalho feito pela Polícia Judiciária e pelo Ministério Público". JOAQUIM EDUARDO OLIVEIRA