> Ricardo Oliveira revela a mentira

Ricardo Oliveira ficou conhecido no Processo Casa Pia como João A. Foi o nome fictício que a comunicação social lhe atribuiu. E muitos se lembrarão dele pelo facto de ater aparecido na TVI, entrevistado por Manuela Moura Guedes, ostentando uma máscara branca idêntica à da peça musical e do filme "O Fantasma da Ópera".

Ricardo Oliveira resolveu finalmente contar a verdade: confessa que ele e os seus colegas MENTIRAM à PJ e no Tribunal. Numa entrevista concedida ao jornalista Carlos Tomás, Ricardo põe a nu aquilo que já sabíamos: mentira, enganaram a PJ, os Peritos e os Juízes.

Mas não fica por aí e revela que Pedro Namora estava disposto a fornecer-lhe armas para matar os arguidos! E Catalina Pestana lhe dava dinheiro para ele se drogar! E que os agentes da PSP responsáveis pela sua segurança pessoal chegavam, eles próprios, a ir comprara droga para ele consumir.

E Ricardo confessa ainda que o procurador João Aibéo foi à esquadra de Rio de Mouro, juntamente com o seu psiquiatra Dr. Álvaro de Carvalho, para que ele fosse libertado de pois de ter sido preso por vários assaltos na zona de Sintra (o que ele confitam ter executado).

Sabemos que este vídeo, juntamente com uma entrevista de outro casapiano ligado ao processo, Pedro Lemos, se encontra na mãos de todos os órgãos de comunicação social. Com excepção do Diários de notícias do dia 8 de Setembro, todos eles ficaram mudos e quedos.

Aqui estão os quatro segmentos que baixámos do YouTube.

 

     

        Video 1                                                                                               Video 2

    

        Video 3                                                                            Video 4

 

João A., aliás Ricardo Oliveira, foi uma das principais personagens na construção de todo, o processo e da acusação. Como o procurador João Aibéo lhe terá dito, era "a testemunha mais fiável". Era-o para João Aibéo como foi, aparentemente, para a comunicação social. A sua entrevista a Manuela Moura Guedes fica como uma marca. Guedes chorou e João A. também. Mas, como agora diz: "chorar era fácil". E só no Correio da Manhã, João A. foi notícia ppelo menos  55 vezes

 

10-12-2002 MAIS UM ALEGADO CASO DE PEDOFILIA João A. terá sido violado e espancado dos 11 aos 18 anos, por dois funcionários da Casa Pia. 
10-01-2003 EX-ALUNO ACUSA MÉDICO E FUNCIONÁRIO SUSPENSO Até ontem, João A. - um dos menores que frequentou a casa do embaixador Jorge Ritto, em Cascais, e que foi fotografado e filmado nas orgias em que era obrigado a participar - nunca quis falar do que lhe sucedeu, apesar de a sua mãe já ter apresentado uma queixa no Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP), que, de acordo com o que o CM apurou, de nada valia em termos jurídicos, dado que o jovem é maior de idade. 
11-01-2003 JOÃO A. CONTA TUDO AO DIAP O advogado ex-casapiano confirmou, ainda, que entregou ontem no DIAP o depoimento que João A. lhe prestou na quinta-feira, tal como o nosso jornal noticiou na edição de ontem.
12-01-2003 JORGE RITTO INCRIMINADO POR JOÃO A. Cópia do documento entregue no DIAP foi também remetido à actual provedora da Casa Pia, Catalina Pestana, e à Inspecção-Geral de Saúde, que, nesta altura, também já estão a par das acusações de João A..
16-01-2003 ESTADO TRAI VÍTIMA DA CASA PIA João A. e a tia adoptiva Manuela C. nem queriam acreditar no telegrama que receberam na terça-feira: nele são bem legíveis o verdadeiro nome, morada e local de trabalho do ex-aluno da Casa Pia, dados que Catalina Pestana prometeu nunca divulgar.
17-01-2003 VÍTIMA DE RITTO CONTA TUDO Primeiro fui obrigado a masturbar o "A.", tendo este de seguida saído da casa de banho para verificar se vinha alguém, tendo avisado que estava tudo isolado e foi-se embora. 
18-01-2003 'NÃO ME ENCONTRO A MONTE, NEM ESTOU DESAPARECIDO' Catalina Pestana adiantou ontem ao CM que o jovem João A. tem de ser ouvido no Ministério do Trabalho, Segurança Social, por causa do processo disciplinar instaurado ao funcionário A.P., da Casa Pia, que, alegadamente, o terá violado, em 1989. 
05-02-2003 FUI VIOLADO E ESPANCADO Entrevista a João A. 
07-02-2003 RITTO DESMENTE JOÃO A. Na entrevista de quarta-feira, João A. diz que foi "violado por Jorge Ritto", uma afirmação de teor semelhante a outras feitas em ocasiões anteriores. 
28-02-2003 JOÃO A. VAI DEPOR À SEGURANÇA SOCIAL De acordo com o que o CM apurou, João A. só agora está em condições psicológicas para relatar à Segurança Social os pormenores do abuso sexual de que foi alvo por parte do funcionário do Colégio Maria que a provedora Catalina Pestana suspendeu preventivamente.
07-05-2003 JOÃO A. AMEAÇADO DE MORTE Segundo adiantou ao CM a tia adoptiva de João A. que solicitou o anonimato, por temer "represálias", o jovem, nos últimos dois meses, tem sido "bastante incomodado com telefonemas ameaçadores". 
08-05-2003 ASSESSOR DO MARIA PIA INVESTIGADO PELA PJ Adelino Granja, por seu lado, assegura que 'João A.', uma das vítimas de 'Bibi' e do embaixador Jorge Ritto, lhe garantiu que foi muitas vezes agredido por António Magalhães. 
21-05-2003 JOÃO A.: VOU DORMIR MAIS DESCANSADO O CM sabe que João A. soube da detenção de Jorge Ritto por uma das pessoas que mais o apoiou desde que saiu da Casa Pia. 
24-07-2003 TESTEMUNHA TENTA MATAR-SE Ontem, perto das duas da tarde, João A. decidiu "acabar com a vida" ingerindo "comprimidos para dormir". 
26-07-2003 NÃO HÁ PROSTITUTOS ENTRE AS TESTEMUNHAS O que João A. fez (tentativa de suicídio, através da ingestão de comprimidos para dormir) já foi tentado por outras vítimas da pedofilia?
08-09-2003 DENÚNCIAS DE PEDOFILIA INUNDAM RTP "Fui violado pelos três e fomos filmados durante o tempo todo", declarou João A..
08-09-2003 ADELINO GRANJA: NUNCA DISSE QUE HAVIA CRIANÇAS A MENTIR O que referi foi que fiquei espantado com o facto de João A. me ter garantido que só teve relações sexuais com o 'Bibi' e com Jorge Ritto e nunca me ter falado que também tinha sido violado por Paulo Pedroso. 
13-09-2003 ESTOU ANSIOSO POR TESTEMUNHAR Entrevista a João A. 
18-09-2003 JOÃO A. ESTÁ ARREPENDIDO João A. está arrependido de ter ameaçado de morte o advogado Adelino Granja. 
31-12-2003 TESTEMUNHA ENVOLVE FERRO E JAIME GAMA TESTEMUNHA ENVOLVE FERRO E JAIME GAMA
02-01-2004 JOÃO A. É TESTEMUNHA FIÁVEL PARA MINISTÉRIO PÚBLICO João A. é uma das testemunhas arroladas pelo Ministério Público que os peritos do Instituto de Medicina Legal consideram fiável, no tocante à questão da credibilidade, adiantou ao CM, fonte da investigação do processo de pedofilia da Casa Pia.
03-01-2004 DENUNCIANTE DE MINISTRO É TESTEMUNHA Por isso digo que o tratamento dado ao actual ministro devia ser idêntico para Ferro Rodrigues, Jaime Gama, Jorge Sampaio, António Vitorino e aos ex-futebolistas Carlos Manuel e Chalana. 
03-01-2004 JOÃO CRAVINHO ATACA PGR E FERRO MANTÉM SILÊNCIO Em segundo lugar, Ferro Rodrigues, através de Vera Jardim já reagiu ao facto do seu nome e o de Jaime Gama serem visados no processo. 
05-01-2004 PRESCRIÇÃO SALVA FERRO No depoimento o jovem diz que foi levado por 'Bibi' para uma casa em Cascais onde se encontravam Ritto, Ferro e Jaime Gama e onde foi vítima de abuso sexual.
15-08-2004 MAIS RISCO PARA VÍTIMAS No caso das cassetes de Octavio Lopes o Correio da Manhã escreve: Mas não é apenas ela a surgir nas cassetes roubadas, mas igualmente João A. e Joel. 
05-09-2004 JOÃO A. DETERMINANTE João A. e um outro casapiano participaram em filmes de natureza pedófila à venda, em França, por catálogo. 
27-09-2004 MANTENHO TUDO O QUE JÁ AFIRMEI Processo: testemunha 'João A.' garante estar a dizer a verdade
24-12-2004 Faleiro e Soares investigam Cristina Faleiro e Paula Soares, procuradoras adjuntas que juntamente com João Aibéo representam a acusação no julgamento da Casa Pia, são as novas responsáveis pela investigação das queixas interpostas por Ferro Rodrigues, Jaime Gama e Paulo Pedroso contra algumas das testemunhas do processo de pedofilia
05-01-2005 Dez vítimas reavaliadas André', o chamado braço-direito de 'Bibi', e 'João A.', o jovem que no dia da libertação de Paulo Pedroso acusou na televisão o deputado de abusos sexuais, são duas das dez principais testemunhas do processo de pedofilia da Casa Pia que vão ser sujeitas a novas perícias de personalidade.
05-04-2005 Ex-provedor nas orgias 'João A.', uma das principais testemunhas do processo Casa Pia, implicou o ex-provedor Luís Rebelo e Manuel Abrantes nas orgias que, entre os 12 e os 17 anos, assegura ter presenciado na casa de Colares, disse ontem Catalina Pestana, na 35.ª sessão do julgamento de pedofilia.
07-06-2005 Autoridades investigam ameaças de morte Conforme noticiou o CM em Novembro de 2003, 'João A.', um dos jovens que referiu o nome de Paulo Pedroso e a chamada casa dos 'erres, foi, mais do que uma vez, intimidado através de telefonemas anónimos. 
15-06-2005 Vítima tenta suicídio com facada na barriga 'João A.', uma das testemunhas que envolveu Paulo Pedroso e Jorge Ritto no escândalo da Casa Pia, foi a primeira vítima a tentar acabar com a vida (2003). 
20-08-2005 Perícias repetidas Foi a testemunha que falou na casa dos 'Erres' e mencionou os nomes de Ferro Rodrigues e Jaime Gama. 
24-11-2005 Vítima ingeriu herbicida letal 'João A.', uma das testemunhas que envolveu Paulo Pedroso e Jorge Ritto no escândalo de pedofilia da Casa Pia, foi a primeira vítima a tentar pôr termo à vida, logo apôs a divulgação do caso, em 2003. 
18-03-2006 Vítima julgada por difamação João A. processado por Jaime Gama
23-03-2006 Meninas nas orgias 'João A.', de 24 anos, o ex-aluno da Casa Pia que ontem acabou de ser ouvido na 160.ª sessão do julgamento de pedofilia, revelou que também havia raparigas envolvidas nas orgias da casa dos 'Erres', no Restelo.
21-04-2006 Strecht refere Ferro Ferro Rodrigues, Jaime Gama e Paulo Pedroso processaram várias vítimas do processo Casa Pia que mencionaram os seus nomes. 
27-06-2006 Detido acusador de Bibi João A., de 25 anos, uma das principais testemunhas do processo Casa Pia, foi detido no último sábado suspeito de furtos a diversas residências na zona de Colares, concelho de Sintra.
20-09-2006 Relação dá razão a vítima Recorde-se que 'João A.' foi também processado por difamação por Jaime Gama, pelas declarações prestadas na fase de inquérito, mas, neste caso, o jovem vai mesmo ser julgado.
27-09-2006 João A. assaltou 14 casas João A. assaltou 14 casas
12-02-2007 Casa Pia deixa defesa de vítima Os advogados das vítimas e da Casa Pia vão deixar de representar 'João A.', o ex-aluno da instituição que envolveu Ferro Rodrigues e Jaime Gama no processo de pedofilia da Casa Pia.
04-06-2007 Denunciantes da Casa Pia julgados 'João A.', ex-casapiano que acusou várias pessoas de abusos sexuais e é testemunha do caso de pedofilia, foi processado por Paulo Pedroso, Ferro Rodrigues e Jaime Gama. 
18-10-2007 Catalina denuncia casa de orgias Em julgamento, 'João A.' explicou que as vítimas entravam na moradia com uma diferença de 15 minutos e que a saída era sempre feita por um local diferente para não chamar a atenção. 
21-11-2007 Vítima que acusou Pedroso ganha acção O antigo aluno da Casa Pia João A. (nome fictício) não vai ser julgado por ter acusado Paulo Pedroso de estar envolvido no escândalo de abusos sexuais com jovens da instituição.
27-11-2007 Ferro vai testemunhar Em julgamento, a principal testemunha do processo e 'João A.' voltaram a apontar Ferro Rodrigues. 
23-12-2007 Vítima acusada por Gama chama Costa António Costa, líder parlamentar do PS à data da divulgação do escândalo da Casa Pia, foi arrolado como testemunha de defesa de 'João A.' - o jovem de 26 anos que envolveu Ferro Rodrigues e Jaime Gama no processo de pedofilia e que começa a ser julgado por difamação a 9 de Abril.
26-12-2007 Duas vítimas de pedófilos já são pais de família Foi a testemunha que falou na 'casa dos erres', no Restelo, e que referiu os nomes de Ferro Rodrigues e Jaime Gama.
25-06-2008 Médico do Ferrari tinha Lotus vermelho São hoje lidas duas sentenças de processos relacionados com a Casa Pia:a do jovem que envolveu Jaime Gama no caso de pedofilia, e a de Ferreira de Sousa, que acusou Ferro Rodrigues de ser 'um grande mentiroso'. 
19-07-2008 Ferro Rodrigues perde recurso JAIME GAMA DERROTADO
22-11-2008 Vítimas vão ouvir sentença no tribunal No último ano, três foram pais e dois emigraram: 'João A.', o jovem que acusou vários arguidos de abusos mas cujos crimes já tinham prescrito, e 'Daniel', partiram para França em busca de estabilidade, sobretudo emocional.
24-11-2008 Ministério Público defende acusação O ex-inspector explicou que Ferro Rodrigues e Jaime Gama 'começaram a ser referidos pelas gerações mais antigas'.
02-05-2009 Jaime Gama perde processo Casa Pia: Presidente da Assembleia acusou João A. de difamação
29-11-2009 Cinco vitórias para vítimas Apenas Jaime Gama, actual presidente da Assembleia da República, conseguiu levar o jovem que referiu o seu nome a julgamento, mas 'João A.' foi absolvido em primeira instância e também em sede de recurso. 
03-09-2010 Casa Pia: "Falta alguém no banco dos réus" Oito anos depois de ter rebentado o processo, os jovens representados por Miguel Matias deixaram de ser menores, saíram da Casa Pia e alguns já têm mesmo filhos, como é o caso de 'João A.', o ex-aluno da instituição que envolveu Ferro Rodrigues e Jaime Gama no escândalo de pedofilia.
09-09-2010 Carlos Mota procurado no Brasil 'João A'., que envolveu Paulo Pedroso, Ferro Rodrigues e Jaime Gama no processo de pedofilia mas que depôs apenas como testemunha por os alegados factos já terem prescrito, tem manifestado a sua revolta numa página da internet, onde aparece com uma arma e faz ameaças